Saiba quais são os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, segundo a ONU

Você sabe quais são os 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável segundo a ONU? Entenda mais sobre essa iniciativa com a Plana!

Recentemente falamos nas nossas redes sociais sobre a startup Via Natus, que instala e mantém hortas em telhados de prédios. Segundo Gustavo Pádua, advogado e porta-voz da empresa, o IPTU verde, que permite abater o imposto, já está em vigor em diversos municípios do país e, por conta disso, a Via Natus desenvolveu um modelo de negócio que provoca um efeito cascata, beneficiando desde os fornecedores de mudas e matérias-primas estruturais das hortas até o contratante.

A empresa cumpre com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda de 17 compromissos nos quais os países do mundo todo estão engajados até 2030.

Mas, quais são esses 17 compromissos?

Os ODS deverão orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional nos próximos quinze anos, atuando de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O Brasil participou de todas as sessões da negociação intergovernamental. Chegou-se a um acordo que contempla 17 Objetivos e 169 metas, envolvendo temáticas diversificadas, como erradicação da pobreza, segurança alimentar e agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura e industrialização, governança, e meios de implementação.

Por ter sediado a primeira Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92) e também a Conferência Rio +20, em 2012, o Brasil tem um papel importante a desempenhar na promoção da Agenda Pós-2015.

A coordenação nacional em torno da Agenda Pós-2015 e dos ODS resultou no documento de “Elementos Orientadores da Posição Brasileira”, elaborado a partir dos trabalhos de seminários com representantes da sociedade civil; de oficinas com representantes das entidades municipais organizadas pela Secretaria de Relações Institucionais/PR e pelo Ministério das Cidades; e das deliberações do Grupo de Trabalho Interministerial sobre a Agenda Pós-2015, que reuniu 27 Ministérios e órgãos da administração pública federal.

Precisa de ajuda?